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Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: Práticas com computador e internet na educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Practices with computer and Internet in Education for Young People and Adults
Autor(es)/Inventor(es): Guimarães, Conceição de Maria Lima Rosa
Orientador: Fernandes, Wânia Ribeiro
Resumo: Esta pesquisa busca entender como se desenvolvem as práticas pedagógicas com computadores e internet nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas estaduais noturnas do município de Niterói – RJ. Primeiramente são apresentadas as concepções que passaram a orientar essa modalidade de ensino a partir da década de 90 no escopo das mudanças provocadas pela inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na sociedade, e, neste contexto, as políticas públicas instituídas para a informatização da educação. Aspectos legais e organizacionais da EJA; pressupostos dos autores Freire, Silveira, Valente, Knowles, Lévy e Sancho; e os padrões de competência TIC para professores estabelecidos pela Unesco são utilizados como referencial teórico que subsidia a interpretação de dados - obtidos a partir de entrevistas semi estruturadas realizadas com professores da rede estadual - e as conclusões sobre as práticas pedagógicas com computadores e Internet na EJA. Os resultados demonstram que os professores são movidos pelo desejo de inovação e desenvolvem práticas de ensino, mas veem a necessidade de maior interação entre os pares e de novas aprendizagens tecnológicas voltadas para maior dinamismo nas atividades educativas.
Resumo : This research seeks to understand how to develop teaching practices with computers and Internet in the classes of Youth and Adults (EJA) in nocturnal state schools of Niterói - RJ. First we present the concepts that now guide this type of education from the 90's in the scope of changes caused by insertion of Information Technologies and Communication in society, and in this context, public policies established for the computerization of education. Legal and organizational aspects of the EJA; assumptions of the authors Freire, Silva, Valente, Knowles, Lévy and Sancho, and ICT competency standards for teachers established by UNESCO are used as a theoretical framework that underpins the interpretation of data - obtained from semi-structured interviews conducted with teachers from the state - and findings on practice with computers and Internet in EJA. The results demonstrate that teachers are driven by the desire for innovation and they develop teaching practices, but they see the need for greater interaction among peers and learning new technology aimed at greater dynamism in the educational activities.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Mídias na educação
Media education
Educational technology
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
Departamento: Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Mar-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1001
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