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dc.contributor.advisorFerreira Filho, Virgílio José Martins-
dc.contributor.authorPaula Junior, Sérgio Eduardo Meirelles de-
dc.date.accessioned2019-10-15T15:56:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:41Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10091-
dc.description.abstractRare earth elements are important components in technologies aimed at decarbonising the economy, such as electric cars and wind turbines. In 2010, China, the world's largest producer of these elements, created difficulties to export them. The dependent countries on Chinese supply have suffered an increase of the prices of more than 600% the following year and were worried about the supply. Thus, several criticality studies were carried out to evaluate whether these elements could be a bottleneck for the consolidation of the fleet expansion plans for electric vehicles and wind energy. Brazil has the second largest reserve of these elements and intends to create a rare earth productive chain with products with high added value. Therefore, the present study has the objective of evaluating if the elements of rare earth could become a bottleneck for the Brazilian plans to expand the fleet of electric vehicles and wind energy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectTerra rarapt_BR
dc.subjectCarros elétricospt_BR
dc.subjectTurbinas eólicaspt_BR
dc.titleCriticidade das terras raras para aplicação em veículos elétricos e na energia eólica no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6877775923846283pt_BR
dc.contributor.referee1Marujo, Lino Guimarães-
dc.contributor.referee2D’Avignon, Alexandre Louis de Almeida-
dc.description.resumoOs elementos de terra rara são componentes importantes nas tecnologias que visam a descarbonização da economia, como os carros elétricos e turbinas eólicas. Em 2010, a China, maior produtor mundial desses elementos, criou dificuldades para exportá-los. Países dependentes da oferta chinesa viram os preços aumentarem mais de 600% no ano seguinte e ficaram receosos quanto à estabilidade do suprimento. Assim, foram realizados diversos estudos de criticidade que avaliavam se esses elementos poderiam ser um gargalo para a consolidação dos planos de expansão da frota de veículos elétricos e da energia eólica. O Brasil possui a segunda maior reserva desses elementos e pretende criar uma cadeia produtiva de terra rara com produtos de alto valor agregado. Diante disso, o presente estudo tem o objetivo de avaliar se os elementos de terra rara poderiam vir a ser um gargalo para os planos brasileiros de expansão da frota de veículos elétricos e da energia eólica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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