Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10189
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O homem unidimensional e a cidadania focalizada: uma discussão frente a uma clínica odontológica de atendimento à população de baixa renda
Author(s)/Inventor(s): Teixeira, Angélica da Silva
Advisor: Bastos, Rogério Lustosa
Abstract: Reflexão sobre a prática de alguns alunos de odontologia que atendem os usuários da Clínica Integrada. Tal prática, observada no período em que realizei estágio na Faculdade de Odontologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, se traduz através de algumas queixas dos pacientes, por demandas espontâneas, que chegavam no setor de serviço social, gerando incômodos. Em resumo, elas podem ser descritas: ausência de cuidados sociais com os pacientes durante o tratamento (apesar do perfil deles ser de classe social baixa e ganharem pouco, tinham que pagar taxas onerosas de permanecia de tratamento); uma certa inexistência social de garantias sobre a duração dos tratamentos (embora alguns pacientes necessitem de um tratamento duradouro, nem sempre eram concluídos no prazo esperado) e assim por diante. Frente a isto, para entender essa postura recorri a uma pesquisa bibliográfica, tendo como base o Homem Unidimensional de Marcuse. Além disto, discutimos também essa “unidimensionalidade”, que se traduz por um individualismo, próprio da cultura do capitalismo atual, junto a discussão da construção da cidadania focalizada (a qual a rigor, estava sendo usada nessa “clínica”) em detrimento da cidadania plena. Lamentavelmente nossa pesquisa indicou também que frente aos direitos dos desfavorecidos, historicamente no Brasil o conceito de cidadania sempre foi usado a favor das elites e contra a grande maioria da população.
Keywords: Pobreza
Cidadania
Odontologia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Sep-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TEIXEIRA, Angélica da Silva. O homem unidimensional e a cidadania focalizada: uma discussão frente a uma clínica odontológica de atendimento à população de baixa renda. 2016. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASTeixeira.pdf695.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.