Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1024
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Das cavernas pré-históricas à comunicação eletrônica: os registros pictográficos e a produção de sentidos memorialísticos |
| Author(s)/Inventor(s): | Vanderlei, Vania Lúcia Amaral |
| Advisor: | Oliveira, Antonio José Barbosa de |
| Co-advisor: | Guedes, Vânia Lisbôa da Silveira |
| Abstract: | Analisa comparativamente a produção de sentido em registros pictográficos e na comunicação eletrônica em redes sociais. Tem como objetivo principal ratificar indicadores, obtidos em pesquisas realizadas com os temas informação e tecnologia, que apontam o uso intensivo das redes sociais para divulgar ideias e conceitos. Essa forma de compartilhamento de informações tem alcance maior do que os canais tradicionais como jornais, televisão e até publicações científicas. Como objeto de estudo, as imagens registradas na rede de relacionamento Facebook serão analisadas conforme conceitos ligados à informação, sobretudo na área da Semiótica. Nesse contexto, serão apresentadas também semelhanças entre as imagens primitivas e as imagens postadas atualmente nas redes sociais, com o propósito de verificação de como o conteúdo das imagens veiculadas em postagens está sendo transformado em conhecimento pelas pessoas. |
| Keywords: | Memória Informação Imagem Redes sociais |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Production unit: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 9-Dec-2014 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| VLAVanderlei.pdf | 2.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.