Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/10251
Type: | Dissertação |
Title: | Simulação em terminais de cargas: um estudo do transporte de carga aérea no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro |
Author(s)/Inventor(s): | Cascardo, Leonardo Macedo Rodrigues |
Advisor: | Ribeiro, Glaydston Mattos |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise do processo de transporte de cargas de um terminal de carga aérea, tomando-se como premissa conceitos de melhoria de processos que sirvam como base para avaliar possíveis soluções aos problemas encontrados. Isso é feito por meio de análise dos processos de um terminal de carga, seguido pela elaboração de um modelo de simulação e teste de diferentes cenários contendo possíveis soluções. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica em conjunto com estudo de caso contendo observações in loco e entrevistas. O local escolhido para a realização do estudo é o terminal de importação de cargas do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (TECA de importação da RIO Galeão). Ao longo do trabalho, foi criado um modelo de simulação tomando-se como base o TECA de importação da RIO Galeão. Foi simulado o processo de recepção da carga desde o momento do estacionamento da aeronave até o momento de sua entrega final, passando por diversas etapas, como, por exemplo, o armazenamento. Após a validação do modelo, foram criados cenários para simular diferentes situações, tais como a operação em 2024 com aumento de demanda e o teste de melhorias no processo com adição de novos postos de trabalho e construção de uma nova via auxiliar de acesso desde as posições de estacionamento de aeronaves do terminal de passageiros até o TECA da RIO Galeão. Os resultados obtidos mostraram o aparecimento de gargalos na operação futura, que puderam ser contornados por meio das melhorias implementadas. |
Abstract: | The aim of this study is to analyse a cargo transport process in an air cargo warehouse, using concepts of process improvement in order to evaluate possible solutions to problems identified. This is done by analysing the processes of a cargo warehouse to create a simulation model and to test corrective measures in different scenarios. The methodologies used in this dissertation were bibliographic research and case study including interviews. Rio de Janeiro International Airport import cargo warehouse was the place chosen for the case study. This work supports the importance to study proposed solutions through the use of simulation in order to justify to attract investments in the area. A simulation model is created during this study. The objective is to simulate the operation of Rio de Janeiro International Airport import cargo warehouse. The simulation runs from the moment of parking of an aircraft until the final delivery of cargo to the final client. Many stages are simulated, such as the storage process. After validating the model, different scenarios are created to simulate different situations such as the operation in 2024 with an increase of demand and the test of system improvements with the increase in the number of work stations along the process and the construction of a new access road from the passenger terminal to the cargo warehouse. The results showed bottlenecks in the system in the future which were resolved by the implementation of improvements. |
Keywords: | Engenharia de transportes Terminal de carga aérea Simulação Aeroporto Otimização de processo |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Apr-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
877213.pdf | 1.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.