Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/10376
Type: | Dissertação |
Title: | Análise do deslocamento intradestinos dos cruzeiristas no Rio de Janeiro pela perspectiva do VLT |
Author(s)/Inventor(s): | Esch, Maraísa de Oliveira |
Advisor: | Balassiano, Ronaldo |
Abstract: | O presente trabalho traz luz a uma questão não muito abordada pelos estudos existentes a respeito do segmento de turismo náutico: os deslocamentos intradestinos dos turistas que chegaram em uma cidade a bordo de um navio de Cruzeiro. O foco específico desta análise refere-se ao destino Rio de Janeiro, onde buscou-se entender se a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na área central, no contexto recente de revitalização da região portuária, mudaria o padrão de deslocamento dos cruzeiristas. Da mesma forma, houve a intenção de se saber se esse novo sistema de transporte traria qualidade, segurança e agilidade no curto período de tempo que eles têm disponível para desfrutar diferentes atrativos turísticos, além de contribuir para agregar valor às suas respectivas experiências turísticas durante a viagem de cruzeiro. Para isso foram realizadas entrevistas com os cruzeiristas no Terminal Internacional de Cruzeiros Pier Mauá durante as duas últimas temporadas de navios: 2015/2016 (antes do VLT estar operando) e 2016/2017 (já com o início da operação do VLT). Estas entrevistas visaram também conhecer o perfil desses visitantes, identificar os Polos Geradores de Viagens (PGVs) de natureza turística mais procurados e os problemas enfrentados durante as visitas com foco na mobilidade e na acessibilidade a esses atrativos. O resultado da análise, dentre outros aspectos, mostrou que a revitalização portuária teve maior influência na mudança do padrão de deslocamento identificado do que a implementação do VLT inserido nesse cenário urbano. |
Abstract: | This work focus on an issue not addressed by the existing studies in the nautical tourism segment: the travel pattern of tourists that arrive in a city aboard a cruise ship. The specific focus of this analysis refers to Rio de Janeiro, trying to establish if the implementation of the tramway system (VLT) at the downtown area, boosted by the recent portuary revitalization, would change the travel pattern of cruise ship tourists. Moreover there was the goal to know if this new transportation system would bring quality, safety and agility in the short time available to enjoy the destination, besides contributing to add quality value to their respective touristic experiences during the cruise ship travel. For that, interviews were held with the cruise ship tourists inside Pier Mauá Cruise International Terminal during the last two cruise seasons: 2015/2016 (before the tramway starts to work) and 2016/2017 (after the beginning of the tramway operation). These interviews also aimed to know the profile of these visitors, identify the most popular Tourist Trip Generation Poles and the main problems faced during the visitation focused on mobility and accessibility to these tourist attractions. The main conclusion obtained, among others, have shown that the portuary revitalization had more influence at changings observed on the travel pattern of cruise ship tourists than the implementation of the tramway system inserted in this urban cenary. |
Keywords: | Engenharia de transportes Deslocamento intradestinos Mobilidade Acessibilidade Veículo leve sobre trilhos Turismo náutico |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Mar-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
877250.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.