Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10481
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Efeitos dos megaeventos esportivos nos espaços de moradia da população pobre do Rio de Janeiro: o caso do Morro da Providência
Author(s)/Inventor(s): Vallecilo, Thais Viana Santos
Advisor: Icasuriaga, Gabriela Maria Lema
Abstract: Através da realização de pesquisa baseada em revisão bibliográfica e análise de vídeos coletados via internet, esse trabalho buscou investigar os principais impactos causados pela realização dos Megaeventos Esportivos na cidade do Rio de Janeiro, delimitando como recorte territorial o morro da Providência, situado na zona portuária da cidade. O trabalho resgata, num primeiro momento, um breve relato sobre a origem desse morro, algumas políticas habitacionais direcionadas a esse espaço desde a Reforma Pereira Passos e as atuais estratégias de valorização urbana da região portuária associadas aos Megaeventos Esportivos. Assim como busca estudar de que maneira isso se reflete na primeira favela do Rio de Janeiro. Os estudos posteriores seguem a direção de compreender a lógica dos Megaeventos e a necessidade que as cidades têm de sediá-los, na perspectiva das medidas de exceção. Procurou-se também compreender a questão fundiária como problema central da Habitação e ao fim buscou-se analisar brevemente as legislações brasileiras em contraste às violações de direitos recorrentes no morro da Providência, a exemplo das remoções forçadas por ocasião do Programa municipal “Morar Carioca”.
Keywords: Morro da Providência (Rio de Janeiro, RJ)
Eventos esportivos
Habitação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA HABITACAO
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VALLECILO, Thais Viana Santos. Efeitos dos megaeventos esportivos nos espaços de moradia da população pobre do Rio de Janeiro: o caso do Morro da Providência. 2015. 111 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TVallecilo.pdf871.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.