Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1050
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Identidade à Flor da Pele: uma análise discursivo/informacional dos aspectos relacionados à identidade e memória em tatuagens
Autor(es)/Inventor(es): Stutz, Eduardo dos Santos
Orientador: Oliveira, Antonio José Barbosa de
Resumo: Estudo da relação entre o corpo e o indivíduo, em seus aspectos identitários e memorialísticos, através da tatuagem. Tendo surgido como ritual tribal, e sendo mais tarde caracterizada como expressão de rebeldia e criminalidade a dermopigmentação ganha cada vez mais adeptos e torna-se hoje importante expressão do ser humano. Buscando desvendar os aspectos constitutivos da identidade e da memória, o presente trabalho procura responder as dúvidas lançadas no que se refere ao uso de desenhos inscritos na pele para expressar a identidade da pessoa no seu desejo de individualizar-se e associar-se aos grupos sociais. Além disso, procura esse estudo, mostrar como essas inscrições corporais servem de marco histórico para acontecimentos relevantes na vida da pessoa que se tatua. A fim de obter tais resultados, foi feito o levantamento bibliográfico acerca dos assuntos relacionados às questões pertinentes ao tema. A pesquisa investigou a relação da tatuagem e da vida do indivíduo. Para isso foi feita a análise discursiva/informacional a partir de imagens de tatuagens coletadas na internet. Espera-se que este trabalho contribua para a compreensão da relação entre a tatuagem e a importância que ela carrega; muito mais do que uma visão estética, busca-se mostrar um sentido para a sua realização.
Palavras-chave: Tatuagem
Memória
Identidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1050
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto Final Eduardo dos Santos Stutz.pdf566,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.