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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Letramento digital: para o desenvolvimento de habilidades informacionais de alunos do ensino fundamental em escolas do setor privado, municipal e federal localizadas no município do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Rafael Soares
Orientador: Sá, Nysia Oliveira de
Resumo: Na atual sociedade da informação e do conhecimento, a educação tem papel importante no desenvolvimento do senso crítico do cidadão, no aprendizado e na composição do cognitivo do indivíduo. As ferramentas e tecnologias de comunicação privilegiam o indivíduo no processo supracitado. Nesta perspectiva, o letramento digital incorpora as tecnologias digitais no processo de aprendizagem e na vida social de indivíduos com base em três grandes eixos: pesquisar na internet, publicar na internet e comunicar-se digitalmente. Porém, algumas competências são necessárias para a utilização destes recursos no processo de aprendizagem, tais como habilidades no uso de tecnologias da informação, capacidade de encontrar as informações nas fontes, facilidade no manejo de processos e controle da informação, construção de conhecimento e sua aplicabilidade de modo a utilizá-lo com sabedoria. Sendo assim, o presente trabalho observa as práticas do letramento digital em escolas do setor público e privado, atentando para o uso dos recursos informacionais em sala de aula, a estrutura das escolas (sala de aula, laboratório e biblioteca) para o desenvolvimento das atividades e a participação dos atores (alunos, professores e bibliotecários) no uso das tecnologias de informação. Para tanto, utilizou-se os métodos de observação não participante e entrevista informal estruturada, a partir de roteiro com onze (11) perguntas fechadas, baseado nos conceitos de Carol Kuhlthau (2004) com professores, alunos de licenciatura, bibliotecários e profissionais de TI das redes federal, municipal e privada, visando identificar o uso dos recursos informacionais eletrônicos e a participação do bibliotecário no ambiente de ensino. Analisou-se que as escolas estão se adaptando ao uso das tecnologias no ambiente de ensino, porém há necessidade de ações efetivas no ensinamento de habilidades informacionais para os alunos e, também, a participação do bibliotecário como profissional competente para auxiliar no processo pedagógico. O desenvolvimento de atividades visando a competência informacional em escolas de ensino fundamental constitui-se em importante abordagem de ensino, capaz de habilitar crianças e jovens para futuramente lidarem com as exigências do mercado de trabalho e a vida acadêmica; e o profissional bibliotecário é o agente facilitador contribuindo para o aprendizado dos recursos informacionais e a biblioteca é o espaço por excelência para os desenvolvimentos de habilidades no uso da informação.
Palavras-chave: Tecnologia
Competência informacional
Ensino fundamental
Biblioteca Escolar
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Nov-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1064
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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