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http://hdl.handle.net/11422/10800
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Marcelo Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Freire, Luiza Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-06T14:42:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:29Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, Luiza Gomes. A menina e a máquina: narrativa em appbook multilinear. 2019. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/10800 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Literatura digital | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.title | A menina e a máquina: narrativa em appbook multilinear | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2667202461567334 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os livros infantis digitais, ou appbooks, são objetos únicos em relação à sua ludicidade e integração dos paradigmas do livro infantil com o digital interativo. Neles há a possibilidade intrínseca tanto da não-linearidade narrativa do texto quanto da interatividade do leitor infantil com o texto pré-planejado. Esta interatividade pode ser expressa de infindas maneiras e os produtos finais desenvolvidos de diversas formas, o que torna a catalogação de tais materiais uma tarefa complexa, ainda mais quando considerados os avanços tecnológicos que podem tornar tecnologias interativas obsoletas, e o desaparecimento de obras mais antigas devido ao grande número de lojas digitais e à natureza efêmera da world wide web e de seus domínios. Desta forma, por mais simples que seja a hospedagem e download de narrativas interativas, não existe um espaço unificado com catálogo compreensível, o que pode fazer partes do processo de desenvolvimento da narrativa digital vir a se perder. Felizmente, novas obras são criadas a cada momento, e, por ser um campo relativamente recente, autores antigos e novos podem se unir para criar um compêndio de elementos de criação para iniciantes. A pesquisa realizada busca uma introdução aos métodos utilizados para o desenvolvimento de narrativas interativas multilineares digitais, cujo resultado seria utilizado para o desenvolvimento de um appbook multilinear com interatividade planejada de forma a facilitar a criação de um possível protótipo jogável em plataforma digital, a ser futuramente introduzido no mercado de aplicativos digitais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual - Design |
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