Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10800
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Marcelo Gonçalves-
dc.contributor.authorFreire, Luiza Gomes-
dc.date.accessioned2019-12-06T14:42:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:29Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFREIRE, Luiza Gomes. A menina e a máquina: narrativa em appbook multilinear. 2019. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10800-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectLiteratura digitalpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.titleA menina e a máquina: narrativa em appbook multilinearpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2667202461567334pt_BR
dc.description.resumoOs livros infantis digitais, ou appbooks, são objetos únicos em relação à sua ludicidade e integração dos paradigmas do livro infantil com o digital interativo. Neles há a possibilidade intrínseca tanto da não-linearidade narrativa do texto quanto da interatividade do leitor infantil com o texto pré-planejado. Esta interatividade pode ser expressa de infindas maneiras e os produtos finais desenvolvidos de diversas formas, o que torna a catalogação de tais materiais uma tarefa complexa, ainda mais quando considerados os avanços tecnológicos que podem tornar tecnologias interativas obsoletas, e o desaparecimento de obras mais antigas devido ao grande número de lojas digitais e à natureza efêmera da world wide web e de seus domínios. Desta forma, por mais simples que seja a hospedagem e download de narrativas interativas, não existe um espaço unificado com catálogo compreensível, o que pode fazer partes do processo de desenvolvimento da narrativa digital vir a se perder. Felizmente, novas obras são criadas a cada momento, e, por ser um campo relativamente recente, autores antigos e novos podem se unir para criar um compêndio de elementos de criação para iniciantes. A pesquisa realizada busca uma introdução aos métodos utilizados para o desenvolvimento de narrativas interativas multilineares digitais, cujo resultado seria utilizado para o desenvolvimento de um appbook multilinear com interatividade planejada de forma a facilitar a criação de um possível protótipo jogável em plataforma digital, a ser futuramente introduzido no mercado de aplicativos digitais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LGFreire.pdf107.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.