Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10891
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMarques, Carla Verônica Machado-
dc.contributor.authorOliveira, Carlo Emmanoel Tolla de-
dc.contributor.authorMotta, Claudia Lage Rebello da-
dc.date.accessioned2019-12-16T18:43:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:32Z-
dc.date.issued2019-12-01-
dc.identifier.citationMARQUES, C. V. M.; OLIVEIRA, C. E. T.; MOTTA, C. L. R. A construção do conhecimento a partir da modelagem de sistemas complexos computacionais: modelagem e projeto de sistemas computacionais complexos : turma de 2019.1. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2019. 75 p. (Relatório Técnico, 02/19)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10891-
dc.description.abstractThis report provides a comprehensive overview of the understanding of modeling and design in complex computational systems. The theoretical foundation is consolidated in methodologies that meet, support tasks and take cognitive aspects into account in its architecture. The research is consolidated in reading the book “Knowledge in Construction: from Jean Piaget's formulations to the theory of complex systems” by Rolando Garcia. Two models were developed to treat and access distributed and heterogeneous environments. In the first, a distance learning environment, based on the Center for Distance Education of the State of Rio de Janeiro (CEDERJ). This was modeled as a complex system, so that risk situations were simulated where their impacts were identified and proposed actions to reduce or eliminate them. In this context, the actors (roles) interacting with the system were identified, the processes mapped, the subsystems identified and the main system variables declared. This process was based on the work of researchers in distance education, complex systems and complexity, such as: Bielschowsky, Bergman, Martinazzo, Prado Junior, Eliasquevice, Guimarães, Dourado, Santiago, Morin, Holanda, Pinheiro, Pagliuca, Laguardia, Casanova, Machado, Griebeler, Palazzo, Vargas, Trinity, Gouveia and Farias. The second model aims to validate the complex computational system proposed in the research by professor and scientist Dr. Carla Verônica Machado Marques, which originated the PhD Thesis EICA – Learning Cognitive Internal Structures: A Neuro-Computational Model to the Psychic Instance of the Person System in Dimensional spaces. To facilitate understanding we rely on the scientific studies of Franco Lo Presti Seminério and Barbel Inhelder. The two treatises described in this report serve as an instrument for research, analysis, comprehension, study of problem phenomena and solution of scientific complexity for computer modeling, besides helping other studies, motivating the exploration of other areas and the contribution of new research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRelatório Técnico NCEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas complexos computacionaispt_BR
dc.subjectSistemas complexos adaptativospt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEstruturas internas cognitivas aprendentespt_BR
dc.titleA construção do conhecimento a partir da modelagem de sistemas complexos computacionais: modelagem e projeto de sistemas computacionais complexos: turma de 2019.1pt_BR
dc.typeRelatóriopt_BR
dc.description.resumoO presente relatório apresenta uma visão abrangente sobre o entendimento da modelagem e projetos em sistemas complexos computacionais cuja fundamentação teórica está consolidada em metodologias que atendam, apoiem tarefas e levem em conta aspectos cognitivos em sua arquitetura. A pesquisa está consolidada na leitura do livro “O conhecimento em construção: das formulações de Jean Piaget à teoria de sistemas complexos” de Rolando Garcia. Desenvolvemos dois modelos para tratar e acessar ambientes distribuídos e heterogêneos. No primeiro um ambiente de ensino a distância (EaD), baseado no Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), foi modelado como um sistema complexo, para que fossem simuladas situações de risco onde foram identificados seus impactos e propostas ações para reduzir ou eliminá-los. Para isso, os atores (papéis) que interagem com o sistema foram identificados, os processos mapeados, os subsistemas identificados e as principais variáveis do sistema declaradas. Este processo teve como base o trabalho de alguns pesquisadores sobre educação à distância, sistemas complexos e complexidade, como: Bielschowsky, Bergman, Martinazzo, Prado Júnior, Eliasquevice, Guimarães, Dourado, Santiago, Morin, Holanda, Pinheiro, Pagliuca, Laguardia, Casanova, Machado, Griebeler, Palazzo, Vargas, Trindade, Gouveia e Farias. O segundo modelo tem o objetivo de validar o sistema complexo computacional proposto na investigação da professora e cientista Dra Carla Verônica Machado Marques, a qual originou a Tese de Doutorado EICA – Estruturas Internas Cognitivas Aprendentes: Um Modelo Neuro Computacional à instância psíquica do Sistema Pessoa em Espaços Dimensionais, para facilitar o entendimento contamos com os estudos científicos de Franco Lo Presti Seminério e Barbel Inhelder. Portanto, estes dois tratados descritos neste relatório servem como instrumento de pesquisa, análise, compreensão, estudo dos fenômenos de problemas e solução da complexidade científica para modelagem computacional, serve como base para outros estudos, motivando a exploração de outras áreas e na contribuição de novas pesquisas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.citation.issue0219pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
0219.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.