Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10911
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A participação popular durante a atuação do PAC social com Complexo do Alemão
Author(s)/Inventor(s): Barros, Carla Fagundes Monteiro
Advisor: Landim, Leilah
Abstract: Reflexão sobre o processo de participação popular no Trabalho Técnico e Social Estadual do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão. Para tal, serão analisados os campos de disputas ali apresentados (político, social e econômico) e as relações de poder entre o Estado, as Associações de Moradores e as organizações civis locais (representadas neste trabalho pelo Comitê de Desenvolvimento Local da Serra da Misericórdia). Para esta reflexão foi realizado um processo de levantamento de dados secundários, qualitativos e quantitativos, conjugado com as informações e vivências minhas durante o processo. Estruturado em três capítulos, o trabalho busca percorrer todo o processo do Programa de Aceleração do Crescimento, possibilitando assim a visualização dos desafios e a construção de novas propostas para o alcance da participação social no próximo processo de intervenção: o PAC 2.
Keywords: Política social
Urbanização
Habitação
Ação social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARROS, Carla Fagundes Monteiro. A participação popular durante a atuação do PAC social com Complexo do Alemão. 2015. 97 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CMBarros.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.