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dc.contributor.advisorOliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de-
dc.contributor.authorMaia, Adriane Elise-
dc.date.accessioned2019-12-26T22:31:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:33Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/10940-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectVisitas orientadapt_BR
dc.titleAtuação dos professores durante visitas escolares a um centro de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8926113379972122pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8097335940777913pt_BR
dc.contributor.referee1Takase, Iracema-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo Neto, Waldmir Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4908905422036211pt_BR
dc.description.resumoConsiderando as potencialidades educativas e as especificidades da aprendizagem em Espaços não Formais de Educação (ENFE), este trabalho tem por objetivo investigar o comportamento e as impressões do professor que acompanha a turma de alunos visitantes ao Espaço COPPE Miguel de Simoni – Tecnologia e Desenvolvimento Humano, pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A investigação foi feita com base no trabalho de Tal e Steiner (2006) desenvolvido no Centro de Educação em Ciências do Museu Nacional de Ciências, Tecnologia e Espacial de Israel, onde os autores classificaram o comportamento do professor como participativo (PAR), disciplinador (DIS) ou passivo (PAS). A metodologia utilizada envolveu entrevistas semi-estruturadas, observações não participantes e aplicação de questionário aos professores. Foram analisados 13 professores durante 13 visitas realizadas entre os meses de agosto e novembro de 2015. Dos 13 professores, apenas seis lecionavam para a turma visitante. Os demais não tiveram a oportunidade de realizar atividades pré e pós-visita. Apenas três realizaram atividades pré-visita e seis relataram pretender realizar atividades pós-visita. Quanto ao comportamento dos professores investigados, sete foram classificados como PAR, três como DIS e três como PAS. Para seis professores o comportamento observado coincidiu com a percepção própria. Quanto a intenção em realizar atividades pós-visita, apenas três professores relataram pretender realizar atividades após a visita. Este estudo revelou que parte dos professores investigados, apesar de reconhecerem a importância da visita a ENFE, desconhece as especificidades da aprendizagem nestes ambientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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