Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1104
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: O uso das tecnologias de informação e comunicação no curso de formação de professores, modalidade normal, nível médio
Título(s) alternativo(s): The use of information and communication technologies in teacher training course mode normal, high school
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Daniella Soares de
Orientador: Giannella, Taís Rabetti
Resumo: Como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são hoje integradas durante a formação inicial dos docentes? Que papel as ferramentas tecnológicas desempenham no processo formativo dos alunos secundaristas do Curso de Formação de Professores? Estas são algumas das perguntas que orientaram o desenvolvimento da presente monografia que teve como objetivo fundamental analisar a percepção de gestores e professores sobre o papel das TICs no contexto dos cursos normais de formação de professores. Para atingir este objetivo foi desenvolvida uma revisão da literatura relativa à integração das TICs no processo educativo, com enfoque especial nas políticas públicas voltadas para a formação de professores para o uso destas ferramentas. O estudo foi realizado no Colégio Estadual Júlia Kubitschek, que oferece a modalidade normal, nível médio, de formação de professores. Neste colégio, foram aplicados questionários semiabertos com sete professores e realizadas entrevistas com duas coordenadoras pedagógicas e com a Diretora Adjunta, para compreender o perfil de uso e as percepções sobre o papel das TICs na formação docente. Pôde-se perceber que os professores formadores possuem dificuldades de incorporar as TICs em suas práticas profissionais por não terem a formação que propicie a incorporação sistemática das ferramentas tecnológicas na construção formativa de seus alunos. No entanto, tanto gestores como professores demonstraram-se receptivos à reflexão e discussão crítica sobre as potencialidades destas ferramentas para a melhoria da qualidade do ensino.
Resumo : How TICs Have been integrated During the initial training of teachers? What role play the technological tools in the training of high school students of the Teacher Training Course? This work is Proposed To Investigate the sparse inclusion of TICs in the process of training teachers of Middle Level Training Course of the public schools of the State of Rio de Janeiro. The study was Conducted in Observing the teaching practices developed in the State College Júlia Kubitschek. For BOTH Were reflections on the pedagogical use of information and communication technologies in the construction of teaching practice During the academic training of new teachers of the first grades of basic education. To Achieve the Proposed Objectives Has Been on the Theoretical Basis developed for the inclusion of TICs in education and educational Policies Relating to Their inclusion, es in initial teacher education. Also Were Conducted interviews with managers and professionals Responsible for coordinating education and Questionnaires with seven former teachers, seeking to identify the role TICs play That In Their practice pedagogical .A collection respected the membership or non-professionals to Participate and, if so, are registered by signing an adhesion agreement correspondent. Before analysis Data Collected in Questionnaires and interviews, it is Concluded That teacher educators to Incorporate TICs Have Difficulties In Their professional practice is not the training HAVING Systematic That fosters the incorporation of technological tools in the construction of Their training students.
Palavras-chave: Tecnologia de informação e comunicação
Teacher training
Educational technology
Formação de professores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
Departamento: Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jun-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1104
Aparece nas coleções:Mídias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
777896.pdf648,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.