Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11092
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dc.contributor.advisorDias, Glaecir Roseni Mundstock-
dc.contributor.authorSilva, Jefferson Lima da-
dc.date.accessioned2020-01-22T22:25:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:40Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.citationSILVA, Jefferson Lima da. Desenvolvimento de revistas didáticas como estratégia lúdica para o ensino da morfofisiologia do sistema endócrino. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Ufrj, Duque de Caxias, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11092-
dc.description.abstractThe teaching of Biology is still seen in classrooms as a traditional teaching in which blackboard and chalk are indispensable, but only this approach tends to entail lack of interest, participation and assimilation of content. Thus, we developed "Hobby" didactic as a facilitator for the teaching of Endocrine System Morphophysiology. This work counted on the participation of the five classes of the second year of high school, totaling 155 students, of wich 80 were female and 75 were male, with ages ranging from 14 to 19 years. The games were developed in pairs of students, after classes on the Endocrine System. 100 games were made, hunting games words (51%), crosswords (18%), labyrinths (15%), forca (13%) and errors (3%). It was observed that the topic most approached by students was the Endocrine System (93%), followed by Endocrine Diseases / Disorders (6%) and Endocrine Disrupters (1%). Finally, it was made by the students /authors by magazine for each class, under the supervision of the teacher. Instead, games developed in a distinct class together with a questionnaire. They can be recognized as the most dynamic, participatory and investigative. The data obtained evidenced the role of the construction of the magazines in the didactic capacity by the student with the same capacity to develop a teacher, logical, low cost and easy applicability, being an instrument that can fill the existing gaps in the literature for the teaching of Morphophysiology of the Endocrine System.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMorfofisiologiapt_BR
dc.subjectMorphophysiologypt_BR
dc.subjectSistema Endócrinopt_BR
dc.subjectEndocrine Systempt_BR
dc.subjectAtividades Lúdicaspt_BR
dc.subjectPlayful Activitiespt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectTeaching Biologypt_BR
dc.subjectRecursos Didáticospt_BR
dc.subjectTeaching Resourcespt_BR
dc.titleDesenvolvimento de revistas didáticas como estratégia lúdica para o ensino da morfofisiologia do sistema endócrinopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of didactic magazines as a ludic strategy for teaching the morphophysiology of the endocrine systempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9545668593318677pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8430945690899608pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Alves, Leandro Miranda-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9883547704448526pt_BR
dc.contributor.referee1Tributino, Jorge Luiz Mendonça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8731506428354606pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Andrea Claudia Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3093110964327608pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Biologia ainda é visto nas salas de aulas como um ensino tradicional em que o quadro e o giz são indispensáveis, mas somente essa abordagem tende a acarretar falta de interesse, participação e assimilação do conteúdo. Sendo assim, desenvolvemos revistas didáticas no estilo “Passatempo” como um recurso facilitador para o ensino de Morfofisiologia do Sistema Endócrino. Este trabalho contou com a participação de cinco turmas do 2o ano do ensino médio, totalizando 155 estudantes, sendo 80 do sexo feminino e 75 do sexo masculino, com faixa etária de 14 a 19 anos. Os jogos foram desenvolvidos em duplas de alunos, após as aulas sobre o Sistema Endócrino. Foram confeccionados 100 jogos, sendo jogos de caça palavras (51%), palavras cruzadas (18%), labirinto (15%), forca (13%) e erros (3%). Observou- se que o tema mais abordado pelos alunos foi o próprio Sistema Endócrino (93%), seguido de Doenças/Distúrbios Endócrinos (6%) e Desreguladores Endócrinos (1%). Por fim, foi confeccionada pelos próprios alunos/autores uma revista para cada turma, sob a supervisão do docente. Posteriormente, foram aplicados e avaliados os jogos desenvolvidos em uma turma distinta em conjunto com um questionário. Pode-se notar que as aulas se tornaram mais dinâmicas, participativas e investigativas. Os dados coletados evidenciaram que o papel da construção das revistas didáticas pelos alunos conseguiu corresponder a necessidade do professor em desenvolver um método facilitador, lúdico, de baixo custo e fácil aplicabilidade, sendo um instrumento que pode suprir as lacunas existentes na literatura para o ensino de Morfofisiologia do Sistema Endócrino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqFisiologia endócrinapt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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