Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11105
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Arte como janela: as relações entre arte, sociedade e cotidiano
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Sarah Púmilla Rodrigues Oliveira
Advisor: Pires, Julie de Araujo
Abstract: As artes visuais, desde a antiguidade, representam formas de viver, sentir e observar o mundo. Com a evolução das sociedades, as relações entre gente e arte se transformam a cada dia, nem sempre por caminhos que levam à convergência. Este projeto, por meio do design, ressalta as artes visuais como lugar de expressão, diálogo e aprendizado junto à sociedade. Como forma de entender e explorar estes temas, desenvolveram-se pesquisas históricas no campo da História da Arte e da educação. Para fundamentar os aprendizados teóricos, o projeto baseia-se em interações com públicos - social ou fisicamente afastados das discussões artísticas - por meio da atividade prático-teórica Arte do Dia a Dia: um espaço de aproximação entre arte e o cotidiano comum por meio do desenho e experimentação. Após o desenvolvimento prático, as questões, resultados e diálogos gerados foram transportados para um objeto físico como forma de registro e continuidade do projeto com novos públicos.
Keywords: Arte
Sociedade
Educação
Mediação
Cotidiano
Socialização
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, Sarah Púmilla Rodrigues Oliveira. Arte como janela: as relações entre arte, sociedade e cotidiano. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SPROPereira.pdf6.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.