Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11131
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A responsabilização criminal de crianças e adolescentes no Brasil e o debate atual acerca da redução da maioridade penal
Author(s)/Inventor(s): Nascimento, Isabela Silva do
Advisor: Hora, Nilo Cesar Martins Pompílio da
Abstract: A presente monografia pretende discutir acerca da responsabilização criminal de crianças e adolescentes no Brasil, alcançando o polêmico tema da redução da maioridade penal. A discussão sobre a redução da maioridade penal ganha cada vez mais espaço em debates políticos, jurídicos e no meio social, mais especificamente por conta da PEC 171/1993 que, atualmente, encontra-se pendente de análise pelo Senado. Analisaremos num primeiro momento o tratamento dispensado às crianças e adolescentes do período republicano aos dias atuais. Trataremos sobre a temática dos Atos infracionais e as medidas socioeducativas previstas diante da prática dessas infrações. Também será tratada a questão da realidade social dos jovens em situação de vulnerabilidade, assim como as questões decorrentes da falta de acesso a educação de qualidade. Além disso, abordaremos os principais fatores que levam à incidência de criminalidade entre os jovens. Serão expostos os principais documentos nacionais e internacionais de proteção dos direitos e garantias das crianças e adolescentes, elencando também os direitos assegurados pelo ECA e pela Constituição Federal. Por fim, através de extenso aporte doutrinário, iremos elencar uma série de motivos capazes de comprovar o retrocesso por trás da ideia de redução da maioridade penal.
Keywords: Direito da Criança e do Adolescente
Direito Penal
ECA
Redução da Maioridade Penal
Child and Adolescent Law
Criminal Law
Reduction of the Penal Majority
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NASCIMENTO, Isabela Silva do. A responsabilização criminal de crianças e adolescentes no Brasil e o debate atual acerca da redução da maioridade penal. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISNascimento.pdf428.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.