Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11263
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dc.contributor.advisorRibeiro, Vinicios Kabral-
dc.contributor.authorWerneck, Nathalia Mattos-
dc.date.accessioned2020-02-10T14:12:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationWERNECK, Nathalia Mattos. “O amor por base, a caridade por princípio e a fé por fim” a fotografia documental do terreiro Pai João da Bahia. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11263-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectTerreiropt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectGirapt_BR
dc.subjectTransept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.title"O amor por base, a caridade por princípio e a fé por fim" a fotografia documental do terreiro Pai João da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3808463346007921pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso é composto por um relato de experiência vivido dentro de um Terreiro de Umbanda, onde as imagens fotografadas apresentam mais que um simples burlar o dispositivo, elas buscam refletir entre a gira e o transe, que corpo reivindica o espaço? Nele, são apresentadas fotografias que por meio de uma curadoria compartilhada com os próprio fotografados e médiuns do Terreiro, resultam num novo olhar sobre o que é matéria e o que é passageiro, de que forma e em que momento essa transição acontece. A austeridade entre o que é possível ser visto (matéria) e o que é invisível aos olhos (espírito), entre a linha tênue da incorporação que permeia as atividades dos médiuns e o movimento de transe de cada guia que era incorporado, fez com que a técnica fotográfica fosse mero detalhe, sem se tornar a ênfase do trabalho, proferindo a ideia de extrapolar a imagem, a expressão ou bradar de cada entidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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