Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1164
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O conto no jornal
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Ilana Goldfeld
Orientador: Travancas, Isabel Siqueira
Resumo: As relações entre jornalismo e literatura são muitas. Atualmente, o gênero literário de presença mais significativa nos jornais é a crônica, porém, historicamente, outros ocuparam este lugar, como o conto e o folhetim. Gênero considerado por muitos estudiosos como difícil de ser definido, o conto possui algumas características que lhe são peculiares. O trabalho pretende expor quais são os pontos de convergência e como eles se manifestam em alguns contos selecionados, escritos por Machado de Assis e Lima Barreto, publicados na Gazeta de Notícias e na Gazeta da Tarde, respectivamente. Através de conceitos utilizados por Julio Cortázar, Edgar Allan Poe, Horácio Quiroga e Ernest Hemingway sobre o conto e a literatura, e de uma análise sobre literatura e jornalismo, discute-se as relações entre o conto e o jornal, no final do século XIX e início do século XX.
Palavras-chave: Jornalismo
Gazeta de Notícias
Literatura
Gazeta da Tarde
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARVALHO, Ilana Goldfeld. O conto no jornal. 2011. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1164
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICarvalho.pdf11,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.