Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1167
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O impacto da cobertura das Olimpíadas de Beijing na construção da nova identidade internacional da China
Autor(es)/Inventor(es): Borba, Cibele Reschke de
Orientador: Strozenberg, Ilana
Resumo: A magnífica organização chinesa das Olimpíadas de 2008 impressionou o mundo pela competência e qualidade com que foi realizada e projetou uma imagem da China como potência econômica mundial, atributo que, nos anos anteriores, não era creditado àquele país. Este trabalho investiga o papel do trabalho dos jornalistas chineses na cobertura chinesa oficial dos Jogos na mídia voltada para o exterior, na construção da identidade internacional do seu país como potência global da atualidade. Inicialmente, é apresentada uma análise do discurso da cobertura chinesa nos principais jornais veiculados na internet, buscando detectar os sentidos de identidade nacional presente em suas mensagens. As seguir, dadas as semelhanças de momentos pré-olímpicos vividas pelos dois países e o estreitamento das relações entre ambos - que são duas das maiores potências do BRICS – nos últimos anos, o trabalho propõe uma análise comparativa entre a cobertura chinesa e a cobertura das Olimpíadas feita por alguns dos jornais brasileiros de maior circulação. Com isso se busca perceber como, no discurso produzido sobre Beijing, os jornalistas brasileiros constroem implicitamente, por contaste, uma imagem do Brasil, que sediará as Olimpíadas em 2016. Nesse sentido, nota-se uma ênfase no tema da liberdade de expressão e da democracia. Para a realização deste trabalho, foram feitas entrevistas com sinólogos e jornalistas que participaram da cobertura dos Jogos de Beijing, além de uma vasta pesquisa bibliográfica relacionada ao tema, e um amplo levantamento documental das matérias chinesas e brasileiras acerca dos Jogos Olímpicos.
Palavras-chave: Jornalismo
Mídia impressa
China
Nacionalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Mar-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BORBA, Cibele Reschke de. O impacto da cobertura das Olimpíadas de Beijing na construção da nova identidade internacional da China. 2013. 131 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1167
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRBorba.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.