Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11810
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMelo, Luiz Martins de-
dc.contributor.authorTeixeira, João Vïtor Mascarenhas Resende-
dc.date.accessioned2020-04-16T18:59:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:01Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11810-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFusões e aquisiçõespt_BR
dc.subjectFirmaspt_BR
dc.subjectEstratégia Competitivapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleEstratégia de fusão e aquisição para o crescimento da firma: estudo de caso da TOTVS S.A.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1618868071239305pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar como a estratégia de fusão e aquisição é adotada para expansão da firma e como a adoção da mesma permitiu à TOTVS S.A., dedicada ao segmento de sistemas de gestão empresarial (enterprise resource planning – ERPs) desde sua fundação, conquistar a liderança do mercado. Este trabalho efetua um estudo de caso desta empresa com base em revisão da literatura e revisão de relatórios financeiros divulgados pela própria empresa e indicadores de desempenho. A TOTVS, segundo estudo realizado pelo IPEA (2014), apresenta uma combinação de dois fatores que contrabalançam suas desvantagens em relação aos seus concorrentes internacionais: o apoio governamental (Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES) e o “alcance da liderança do mercado por meio do desenvolvimento de produtos customizados e soluções para segmentos de mercado específicos – que não haviam sido devidamente atendidos pelos respectivos líderes mundiais, ao combinar competências tecnológicas e mercadológicas”. Desde o início do século XXI, a empresa tem empreendido esforços para expandir seu alcance, tanto nacionalmente como internacionalmente, principalmente via fusões e aquisições. Sendo assim, o objetivo específico é pontuar os fatores que levam as empreses adotar esta estratégia para crescimento e expansão de suas operações e como a empresa tem atuado neste sentido, e se efetivamente tem sido uma estratégia bem adotada no sentido de ter tido bons resultados de performance, e quais fatores e eventos foram determinantes para tais desempenhos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JVMRTeixeira.pdf540.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.