Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11811
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Análise comparativa entre o desempenho de universidades no exame de suficiência contábil e a compatibilidade curricular com o ISAR/UNCTAD/ONU |
Author(s)/Inventor(s): | Coutinho, Jéssica Queiroz |
Advisor: | Leal, Luiz Antonio Ochsendorf |
Abstract: | Com a necessidade de padronizar as habilidades do profissional de contabilidade, a ISAR/UNCTAD/ONU propôs um modelo de currículo mundial. No Brasil, para avaliar a capacidade contábil e habilitar técnicos e bacharéis ao exercício da profissão é realizado um exame de suficiência, porém o mesmo apresenta índice de aprovação abaixo de 40%. Logo, este trabalho levantou a hipótese do desempenho nos exames estar associada à falta de padronização do conhecimento, supondo que quanto maior o grau de aderência ao currículo ISAR/UNCTAD/ONU, melhor o desempenho dos alunos no exame de equivalência do Conselho e tendo como objetivo principal a investigação da correlação entre a aderência ao currículo mundial e o resultado nos exames. Para isso, foi feito o cálculo de semelhança entre as grades de disciplina de 6 universidades do Estado do Rio de Janeiro com o Currículo Mundial e levantamento estatístico de seus desempenhos nos últimos 4 exames e utilizado o coeficiente de correlação de Pearson, cujo resultado atingiu 0.85 de correlação demonstrando a veracidade da hipótese. |
Keywords: | Contabilidade Currículo mundial Exame de Suficiência Conselho Federal de Contabilidade |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Production unit: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JQCoutinho.pdf | 565.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.