Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1183
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O impacto das agências de rating no financiamento empresarial
Autor(es)/Inventor(es): Kauffmann, Anna Mattos
Orientador: Paula, Ana Cristina Reif de
Resumo: Analisar a relevância das agências de rating na escolha da forma de financiamento das empresas. Ao longo dos anos, essas agências adquiriram grande reconhecimento, o que fez com que suas avaliações de crédito passassem a ser amplamente utilizadas pelos agentes financeiros para direcionarem seus investimentos: empresas com um maior nível de rating e, consequentemente, com crédito melhor avaliado, receberiam mais recursos do que outras em nível inferior. Assim, adquirir uma avaliação positiva tornou-se, praticamente, essencial para todas as empresas que buscavam recursos no mercado financeiro. Porém, após a ocorrência de fortes crises mundiais as agências de rating tiveram sua credibilidade abalada, fazendo com que sua atuação começasse a ser questionada. Por isso, torna-se importante conhecer as críticas feitas à essas instituições tão relevantes para as empresas e, consequentemente, para a economia.
Palavras-chave: Agências de rating
Financiamento
Empresas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1183
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMKauffmann.pdf773,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.