Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1183
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O impacto das agências de rating no financiamento empresarial
Author(s)/Inventor(s): Kauffmann, Anna Mattos
Advisor: Paula, Ana Cristina Reif de
Abstract: Analisar a relevância das agências de rating na escolha da forma de financiamento das empresas. Ao longo dos anos, essas agências adquiriram grande reconhecimento, o que fez com que suas avaliações de crédito passassem a ser amplamente utilizadas pelos agentes financeiros para direcionarem seus investimentos: empresas com um maior nível de rating e, consequentemente, com crédito melhor avaliado, receberiam mais recursos do que outras em nível inferior. Assim, adquirir uma avaliação positiva tornou-se, praticamente, essencial para todas as empresas que buscavam recursos no mercado financeiro. Porém, após a ocorrência de fortes crises mundiais as agências de rating tiveram sua credibilidade abalada, fazendo com que sua atuação começasse a ser questionada. Por isso, torna-se importante conhecer as críticas feitas à essas instituições tão relevantes para as empresas e, consequentemente, para a economia.
Keywords: Agências de rating
Financiamento
Empresas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMKauffmann.pdf773.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.