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dc.contributor.advisorMartins, Ricardo Rhomberg-
dc.contributor.authorMoreira, Julio Cezar Evaristo-
dc.date.accessioned2020-04-21T00:30:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:02Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11890-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectModelagem de dadospt_BR
dc.subjectMineração de dadospt_BR
dc.subjectSistemas de recomendaçãopt_BR
dc.titleDatabase marketing e mineração de dados: ferramentas de TI que auxiliam a aprimorar os resultados da empresapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Villas-Boas, Sérgio Barbosa-
dc.contributor.referee2Ansuattigui Junior, Walter Adilson-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta como o Database Marketing (Banco de Dados voltado para ações de Marketing), apoiado por um processo de mineração de dados eficiente, é uma ferramenta essencial para o marketing, que utiliza a tecnologia da informação e possibilita a redução dos custos, aumento da rentabilidade e maior conhecimento dos clientes com objetivos diversos, incluindo oferecer os produtos e serviços certos para cada um, de acordo com o perfil, e deve ser considerado no planejamento estratégico de uma organização. Realizou-se um estudo sobre a utilização do banco de dados em atividades de marketing para geração de negócio, sendo tratado como um processo estruturado, que permite sua utilização extensiva através de técnicas de tratamento de dados e mineração de dados, possibilitando a criação de ações eficazes de marketing. Deste modo, serão descritas as melhores práticas de mineração de dados e marketing direto e como elas já foram utilizadas em um projeto de Database Marketing. Abordaremos o estudo de caso de um programa de relacionamento de uma empresa do mercado de benefícios que foi premiado com o troféu de ouro e o título de “O Melhor dos Melhores de CRM/DBM” no Prêmio de Marketing Direto oferecido pela ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto) que reconhece com essa iniciativa os projetos que mais se destacaram nos quesitos criação, estratégia e, principalmente, resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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