Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBalassiano, Ronaldo-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Marcelo Dantas da-
dc.date.accessioned2020-04-21T12:33:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:48Z-
dc.date.issued2018-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11930-
dc.description.abstractApplications (mobile apps) developed to passenger transport vehicles have been utilized in a large scale in cities such as Rio de Janeiro. Taxis and other services such as UBER are the main users of this technology. This paper presents a users´ profile analysis of the mobile apps transport services, with focus on the service provided by the UBER Company. Beginning with the identification of the service users´ profile, the objective of this study is to identify the main reasons for the success of this new transport system. The study also aimed to evaluate if this business model could also be used in similar transport services as conventional taxis. Based on a field survey, we sought to extract information based on demographic, social and motivational aspects to reach the core of the research. Moreover, it was also an objective to find out evidences of the competition between taxis and the service provided by the company. To this end, almost 400 users were interviewed throughout the city of Rio de Janeiro. The results show that UBER users´ profile are different from conventional taxi users – they are predominantly young users, with a high level of education and higher income than the average of Rio population. It was also observed that some respondents were previously public transport users in some daily trips. Moreover, it was possible to identify the new service impact in some regions of the City.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectgerenciamento da mobilidadept_BR
dc.subjectmobilidade compartilhadapt_BR
dc.titleUber : uma análise do perfil do usuário na cidade do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6752694076216380pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4288646123802653pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Suzana Kahn-
dc.contributor.referee2Fraga, Carla Conceição Lana-
dc.contributor.referee3Stefano, Ercilia-
dc.description.resumoOs aplicativos desenvolvidos para veículos para transporte de passageiros têm sido utilizados em larga escala em cidades como o Rio de Janeiro. Táxis e outros serviços como o UBER são os principais utilizadores dessa tecnologia. Este estudo apresenta uma análise sobre o perfil dos usuários de serviços de transportes por aplicativo, em especial aquele que é operado pela empresa UBER. A partir da identificação do perfil dos usuários desse serviço, este trabalho tem como objetivo apresentar as principais razões para o sucesso desse novo sistema de transportes. Visou ainda avaliar se esse modelo de negócios pode ser utilizado em outros serviços similares, como os serviços de táxis convencionais. Através de uma pesquisa de campo, procurou-se extrair informações com base em aspectos demográficos, sociais e motivacionais para atingir o âmago da pesquisa. Ademias, também se buscou se buscou evidências acerca de uma possível competição existente entre os táxis convencionais e o serviço prestado pela referida empresa. Para este fim, foram entrevistados cerca de 400 pessoas distribuídas por toda a cidade do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos indicam que o usuário do UBER detém características distintas àquelas do usuários do taxi convencional - como usuários predominantemente jovens, com alto nível de escolaridade e renda superior à população carioca. Observou-se ainda que uma parcela dos usuários utilizava anteriormente o transporte coletivo em algumas de suas viagens. Além disso, foi possível identificar o impacto do novo serviço em algumas regiões da Cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Transportes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarceloDantasDaSilvaJunior.pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.