Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1199
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Competência em Informação: proposta de uma ação pedagógica |
Author(s)/Inventor(s): | Fontes, Beatriz Pimentel de Sá Louven de |
Advisor: | Filho, Maria das Graças Freitas Souza |
Abstract: | No cenário da Sociedade da Informação a grande produção e demanda informacional tem sido alvo de estudos por parte de bibliotecários e educadores no contexto da Competência em Informação, do inglês Information Literacy (IL). A Competência em Informação é a habilidade a ser desenvolvida para que seja possível o aprendizado de maneira autônoma. Os estudos sobre essa habilidade são realizados há décadas, tendo como pioneiros os Estados Unidos, que através de suas bibliotecas/ bibliotecários desenvolveram estudos e parâmetros para a aplicação da IL. A presença dessa prática no Brasil é recente, porém, já se encontram estudos e pesquisadores dedicados à sua aplicação. Importante para o ambiente educacional, uma vez que a aplicação correta dessa habilidade proporciona a melhoria da qualidade da aprendizagem. Dessa maneira, espera-se que os profissionais bibliotecários, em parceria com os profissionais da Educação, sejam capazes de compreender o conceito de Competência em Informação para que possam utilizá-lo de modo efetivo nas práticas pedagógicas. |
Keywords: | Competência informacional Bibliotecários Information Literacy Educação Práticas Pedagógicas Desenvolvimento de Habilidades em Informação |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Production unit: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 6-Dec-2010 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LOUVEN, Beatriz. 2010..pdf | 236.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.