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dc.contributor.advisorOrrico Filho, Rômulo Dante-
dc.contributor.authorGeaquinto, Pedro Dias-
dc.date.accessioned2020-04-24T13:43:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:03Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12017-
dc.description.abstractPractices of transport and land use planning provide conditions for the establishment of vicious cycles of uncontrolled urban processes and historical occurrences of urban sprawl, sociospatial exclusion, and increased use of automobiles. A common reaction is to use methods that equip transit-oriented development approaches with typological analyses of the territory, in order to identify opportunities and weaknesses in the urban form. This dissertation aims to evaluate the effects of the regional relations of indicators and to introduce this assessment in the context of this kind of integrated planning. A multiple regression analysis was evaluated to verify the performance and cluster analysis was evaluated to form territorial categories. The indices selected for the Rio de Janeiro Metropolitan East were designed after their relational orders – territorial reach and scalar normalization – and classified according to their morphological or functional reference – respectively, static variables, the built environment, or dynamic variables, the transit performance. Despite a very aggregate sample, the spatial fit between the categories of clusters is reasonably discernible. In addition, the methodological constructs that produced the preparation of the study represent an important contribution – particularly, the theoretical basis on sociospatial relations, which constructed the indicators, and the network topology, which represents aspects of transit and walking in fine detail, that provided the areas that compose the territorial reach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectinteração de uso do solo e transportespt_BR
dc.subjectpolicentralidade funcionalpt_BR
dc.titleEfeitos relacionais no planejamento integrado de transportespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0307508005355403pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7979612493345058pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Leiva, Guilherme de Castro-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0555285416153310pt_BR
dc.contributor.referee1Balassiano, Ronaldo-
dc.contributor.referee2Marujo, Lino Guimarães-
dc.description.resumoPráticas no planejamento de transportes e de uso do solo podem criar condições para o estabelecimento de ciclos viciosos de processos urbanos descontrolados e ocorrências históricas de dispersão urbana, exclusão socioespacial e maior uso de automóveis. Como resposta, é empregado um método que aparelha o desenvolvimento orientado pelo transporte coletivo com análises tipológicas do território, de forma a identificar oportunidades e fraquezas na forma urbana. Essa dissertação tem como objetivo avaliar os efeitos das relações regionais de perfis de indicadores e inserir essa investigação no contexto desse planejamento integrado. O método utilizado foi regressão múltipla para verificar o desempenho e análise de agrupamentos para formar categorias territoriais. Os índices selecionados para o Leste Metropolitano do Rio de Janeiro foram concebidos a partir de suas ordens relacionais – alcance territorial e normalização escalar – e classificados de acordo com as referências morfológicas ou funcionais – respectivamente, variáveis estáticas, do ambiente construído, ou variáveis dinâmicas, do desempenho do transporte coletivo. Apesar de uma amostra agregada, a coincidência espacial entre as categorias de agrupamentos foi razoavelmente perceptível. Além disso, as construções metodológicas que possibilitaram a confecção do estudo representam uma contribuição importante – sobretudo a base teórica em relações socioespaciais, que construiu os indicadores, e a topologia de rede, que representa detalhadamente o transporte coletivo e a caminhada, que proporcionou a determinação das áreas de ponderação que formam o alcance territorial. vipt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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