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dc.contributor.advisorOliveira, Antonio José Barbosa de-
dc.contributor.authorVillafan, Larissa de Oliveira Bustillos-
dc.date.accessioned2020-04-27T22:54:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:04Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12026-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectDocumentopt_BR
dc.subjectParis is Burningpt_BR
dc.titleRepresentações em chamas: memórias, narrativas e construções identitárias de drag queens no documentário Paris is Burningpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6981609595879671pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Santos, Maria José Veloso da Costa-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1412511336739406pt_BR
dc.contributor.referee1Guedes, Vania Lisboa da Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8438289850732520pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Regina Maria Macedo Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5373756688550990pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo consiste em uma pesquisa de cunho descritivo, ancorada na perspectiva de estudos discursivos, que objetiva analisar e refletir a respeito das formas em que sistemas de representações funcionaram e se manifestaram numa comunidade de drag queens que viveram no Harlem, na cidade de Nova York, Estados Unidos da América, em meados de 1980. Para realizar esta análise, foi utilizado o documentário Paris is Burning como o objeto empírico de onde pretende-se fazer um recorte e, a partir daí, extrair determinadas categorias de representações a serem analisadas. Apoiando-se no conceito de representação, que é entendido neste estudo como a produção de sentido que se dá por intermédio das diversas manifestações de (e pelas) linguagens. Foram analisadas algumas das representações dos atores sociais que integraram o documentário, bem como as representações que atuaram na própria produção da obra, utilizando-se como base as contribuições de estudiosos que se debruçaram na caracterização do conceito. Foram estabelecidas relações entre a representação estudada e os conceitos de documento, memória, narrativas e construções identitárias, pretendendo atingir, por meio da abordagem desse encadeamento, um olhar mais reflexivo para narrativas presentes no registro informacional que aqui é entendido como fonte documentária. No âmbito metodológico, optou-se pela Análise do Discurso como método e foram coletados 15 quadros narrativos por onde buscou-se analisar as representações através do conceito de indexicalidade e da aplicação das cinco pistas indexicais como instrumental analítico dos dados narrativos. Os resultados da análise apontaram para formas pelas quais os sistemas de representação atuaram nos narradores e resultaram em determinadas representações veiculadas pelo documentário e apresentadas na análise das narrativas coletadas, atingindo, assim, o objetivo proposto no estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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