Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12085
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A relação cultural dos indivíduos com o trabalho : um estudo sobre como os estudantes de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro lidam com o trabalho
Author(s)/Inventor(s): Afonso, Carlos Eduardo Lisbôa
Advisor: Bittencourt, Renato Nunes
Abstract: O presente estudo visa investigar a percepção da cultura organizacional pelos estudantes estagiários ou trabalhadores do Curso de Administração Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Faz-se salientar que as organizações por sua natureza, estrutura-se por interações sociais, interações estas que ocorrem entre pessoas de diferentes regiões e até países. Com esta configuração, o conceito de cultura emerge como uma das variáveis importantes para a compreensão do fenômeno organizacional. Considerando o objeto delimitado, este estudo utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva sendo que para tal, utilizou-se de um survey como recurso para o levantamento de dados e do Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para tabulação dos dados. Concluiu-se que, apesar do conceito – satisfação – ter-se apresentado como preponderante nas pesquisas aplicadas outros fatores surgiram e que não menos importantes, se mostraram oportunos de serem investigados uma vez que se mostram potencialmente capazes de interferir no bem-estar organizacional sugerindo estudos mais aprofundados sobre sua natureza atrelada ao conceito de cultura organizacional.
Keywords: Cultura organizacional
Estudantes de Administração
Sistema capitalista - Histórico
Endomarketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CELAfonso.pdf433.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.