Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12107
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O cartaz como fonte de informação: as imagens utilizadas como propaganda na Alemanha Nazista |
Author(s)/Inventor(s): | Leonez, Thauane Camile Marques |
Advisor: | Dantas, Regina Maria Macedo Costa |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma forma de linguagem visual que foi utilizada para divulgar o ideal nazista e que se apresenta em formato de cartaz como fonte de informação. Esta forma de linguagem visual, na presente investigação, será analisada primordialmente utilizando os cartazes que serviram para fortalecer e divulgar o ideal nazista. Para tal, torna-se necessária a contextualização da Alemanha nazista, como delimitação espaço temporal da pesquisa, visando descortinar os cartazes para o uso de propagandas políticas. Na ocasião, serão identificadas as principais categorias de cartazes e suas funções, o que desencadeará o levantamento dos cartazes nazistas e a observação dos materiais visuais existentes em museus e espaços culturais do município do Rio de Janeiro. Acredita-se que as observações dos cartazes nacionais proporcionarão a inspiração necessária para a análise de alguns cartazes do período nazista, que serão apresentados ao fim do presente trabalho. |
Keywords: | Fonte de informação Alemanha Nazista Holocausto Cartazes |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Production unit: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 11-Dec-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCMLeonez.pdf | 279.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.