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dc.contributor.advisorFonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da-
dc.contributor.authorMoreira, Thiago Corrêa-
dc.date.accessioned2020-05-08T15:16:42Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12176-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDesign thinkingpt_BR
dc.subjectExperiência do clientept_BR
dc.subjectProcessospt_BR
dc.titleDesign thinking : incorporando a perspectiva do cliente em processos e serviçospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4243816290041453pt_BR
dc.description.resumoAo longo dos últimos 10 anos, muitas transformações ocorreram no mercado, onde inovações tecnológicas deram aos consumidores mais informações sobre as empresas, tornando-os cada vez mais exigentes. As empresas, por sua vez, precisam constantemente repensar seu modelo de negócio, adequando seus processos internos e os serviços que oferecem a essas exigências, o que as levou a recorrer ao pensamento característico dos designers para pensar e projetar soluções para esse dilema. O Design Thinking é a forma como essa prática se consolidou, formando um conjunto de ferramentas e técnicas utilizadas por pesquisadores, consultorias e especialistas em Design e Gestão com a promessa de conciliar os interesses de empresas e clientes. Esse estudo busca investigar de que forma o Design Thinking pode ser utilizado pelas empresas para incorporar a perspectiva do cliente em seus processos e serviços. Para isso, foi realizado um estudo em uma empresa do mercado segurador que utilizou ferramentas e técnicas típicas do Design Thinking em um projeto de inovação. Após descrever as principais características e as etapas que integraram o processo de Design Thinking observado, foi percebido seu papel na mudança cultural e estratégica da companhia, que conseguiu listar um conjunto de ações de melhoria em seus processos e serviços com base na empatia com o cliente gerada através de exercícios de Design Thinking realizados ao longo do projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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