Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12181
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPassos, Antônio Eugênio Valverde Mariani-
dc.contributor.authorMarques, Letícia Campos-
dc.date.accessioned2020-05-09T04:04:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12181-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetências comportamentaispt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEstudantes de Administraçãopt_BR
dc.titleAnálise sobre o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do estágio supervisionado por alunos de Administraçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7541294995948237pt_BR
dc.description.resumoAs constantes incertezas vividas na atualidade, marcas da globalização e desenvolvimento tecnológico, promoveram transformações econômicas, sociais e culturais. Nesse cenário, novos parâmetros para medir o sucesso empresarial foram surgindo e a gestão por competências, aos poucos, foi ganhando destaque. Diante disso, o estágio pode ser considerado como um meio primário para capacitar e desenvolver estudantes nessa nova realidade. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de aquisição de competências comportamentais na prática do Estágio supervisionado por alunos de Administração. Para isso, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa sendo entrevistados dez estudantes do curso de Administração da UFRJ com o roteiro de entrevista dividido em quatro categorias de análise pautadas no trabalho de Zarifian (2001). São elas: Competências adquiridas, autonomia, tomada de responsabilidade e comunicação. Entre os principais resultados pode-se verificar que o estágio tem contribuído para a aquisição de competências na formação dos alunos do curso desenvolvendo em primeiro lugar as competências comportamentais e em segundo lugar as técnicas. Neste processo foi possível observar a importância do gestor imediato e a participação ativa do aluno que desenvolve diversas competências confirmando a característica abrangente dos profissionais dessa profissão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCMarques.pdf310.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.