Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1223
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise conceitual de um novo espaço simbólico: o caso do blog do Samba da Ouvidor
Autor(es)/Inventor(es): Alleyne, Lorena Santos
Orientador: Oliveira, Antonio J.B.
Coorientador: Sá, Maria Irene Fonseca e
Resumo: Em decorrência da penetrabilidade da revolução tecnológica em todos os campos do saber humano, do surgimento da Sociedade da Informação e da atual e crescente interação dos indivíduos que dessa sociedade fazem parte, através das redes sociais, procura demonstrar que os blogs, ferramentas da plataforma web 2.0 contidas na Internet, também podem ser analisados como espaços simbólicos de lugares de memória, assim como já os são os tradicionais museus, arquivos e bibliotecas. Analisa as informações no blog do Samba da Ouvidor através de percepção pessoal da vinculação entre tais informações e as memórias produzidas a partir do processo de organização das informações que o blog disponibiliza. Identifica as formas como cultura é retratada no blog. Aponta para a importância da análise do samba como patrimônio cultural do Brasil. Percebe o blog do Samba da Ouvidor, um espaço virtual, como lugar de redes de informação e sociabilidades.
Palavras-chave: Blogs
Memória
Samba da Ouvidor
Ação cultural
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1223
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alleyne, Lorena Santos. turma 2007. (2 files merged).pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.