Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12231
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A poesia ao meu redor: o diálogo entre a produção poética da Baixada Fluminense e as aulas do sexto ano |
Author(s)/Inventor(s): | Régis, Raíssa Vitória de Farias |
Advisor: | Pereira, Alessandra Fontes Carvalho da Rocha Kuklinski |
Co-advisor: | Nascimento, Débora Ventura Klayn |
Abstract: | Este trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto feito enquanto eu atuava como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola da rede municipal de Duque de Caxias, em uma turma de sexto ano. O projeto, feito originalmente junto a outro bolsista do Programa, buscou incentivar a leitura de textos poéticos tanto pertencentes aos cânones literários quanto contemporâneos da Baixada Fluminense, além de valorizar a expressão da criatividade discente através da produção textual. O trabalho busca descrever e analisar essas práticas desenvolvidas com a turma. Para isso, ao ser introduzido um novo gênero textual aos alunos, – o poema – foi utilizado o conceito de Leitura literária segundo Rezende (2013), além de uma abordagem sociointeracional segundo Antunes (2003) durante as atividades de leitura e escrita poética. A fim de se compreender a relevância das produções textuais no processo de letramento literário do aluno, Buarque (2013) foi utilizado para visualizarmos como o ensino de poesia ajuda na construção de autoria. |
Keywords: | Leitura Escrita Formação de professores |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2020 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RVFRegis.pdf | 3.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.