Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12244
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorScheffel, Marcos Vinícius-
dc.contributor.authorXavier, Natanaeli Malito Lima-
dc.date.accessioned2020-05-12T23:14:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:28Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12244-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectFãspt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.titleLetramentos digitais: a formação do leitor/escritor digital através do gênero fanfictionpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5291324246017765pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho faz uma reflexão sobre as possibilidades de trabalho com gêneros alternativos a que a escola oferece, debatendo sobre o que os estudantes produzem fora da sala de aula. Para isso partiremos do gênero fanfiction, escrita que se tornou bastante popular nos últimos anos, mas cuja origem é ainda mais antiga do que se imagina. Jovens e adolescentes se reúnem em plataformas online, como Wattpad e Spirit fanfics, para compartilhar suas histórias baseadas em ficções já existentes, sejam elas famosas ou não. Abordaremos o gênero a partir do ponto de vista social, com base em autores como Daniel Cassany (2010) e Roxane Rojo (2009). Apontar as vantagens de se trazer esse estudo para a sala de aula, em como isso pode aproximar o estudante das aulas de português-literaturas de forma agradável. Em apontar também essa prática como útil e valorizada na escola, e como esse gênero serve como ponte entre pessoas com a mesma paixão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NMLXavier.pdf839.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.