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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A percepção de alunos e professores do curso de administração da UFRJ sobre negócios sociais
Author(s)/Inventor(s): Morais, Lívia França
Advisor: Afonso, Rita de Cassia Monteiro
Abstract: Dentro do atual cenário global de desigualdade social, em que grande parte das riquezas geradas se concentram na mão de apenas 1% da população mundial (OXFAM, 2018), algumas formas alternativas de organizações e empresas tem surgido com o fim principal de serem parte da solução para questões sociais ao mesmo tempo em que procuram manter sua sustentabilidade financeira dentro da lógica de mercado (PETRINI; SCHERER; BACK, 2016; BARKI et al. 2015; MOURA; COMINI; TEODÓSIO, 2015). Para esses novos moldes de organizações já foram atribuídos diversos nomes tais como negócio social, empresa social, empreendedorismo social, etc (TEODÓSIO; COMINI, 2012; BARKI et al., 2015), que acabam se confundindo devido à inexistência de uma definição compartilhada universalmente (BORZAGA; DEPEDRI; GALERA, 20102). Sendo estas mudanças que afetam as relações no mercado e as formas de gestão das organizações, o trabalho teve como objetivo entender a percepção de alunos e professores do curso de administração da UFRJ a respeito dos modelos de negócios sociais e seus aspectos característicos. Baseando-se na literatura atual sobre o assunto, busca-se compreender o que os diferenciam do modelo comum prevalecente e como essas diferenças são vistas no âmbito do ensino superior em administração da UFRJ. Para tanto, foi feita também uma breve recapitulação através da literatura sobre a formulação do ensino superior em administração no Brasil e sua movimentação perante a crescente relevância do tema da sustentabilidade nas empresas a fim de compreender o quanto as questões socioambientais estão inseridas, ou não, neste curso historicamente. Foram elaborados dois questionários, um para alunos e outro para professores, ambos de administração da UFRJ, com o propósito de analisar quanti e qualitativamente o nível de conhecimento e impressões desses grupos sobre o tema. O estudo mostra que, apesar do alto interesse dos alunos, ainda é uma temática abordada de forma muito pontual no curso através de poucas matérias, mas que já existe um movimento em estágio inicial através da entrada de novos professores, o que impulsiona este tema internamente.
Keywords: Negócios sociais
Sustentabilidade
Ensino da administração
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

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