Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12301
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os modelos de negócios das revistas científicas na atualidade e o caso da revista de economia contemporânea do Instituto de Economia da UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Dias, Carolina Guimarães De Souza
Advisor: Fonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da
Abstract: As revistas científicas são publicações produzidas por e para membros da comunidade científica com diversos propósitos, desde a comunicação dos resultados das pesquisas até a legitimação de pesquisas e pesquisadores. Nos últimos 20 anos, o modelo de negócios das revistas científicas mudou de forma significativa em função das TIC e da emergência do movimento em prol do acesso livre e aberto aos conhecimentos científicos, na esteira da crise do modelo de negócios tradicional baseados na comercialização de assinaturas. O objetivo deste estudo foi conceituar os modelos de negócios das revistas científicas e descrever o modelo da Revista de Economia Contemporânea, editada pelo Instituto de Economia da UFRJ (REC/IE-UFRJ), com base nos conjuntos de variáveis propostas por Osterwalder e Pigneur (2010) e Clarke (2004, 2005). A metodologia combinou levantamento bibliográfico e documental com a observação participante e adotou como estratégia empírica o estudo de caso da REC. Como resultado, identificou-se que o modelo de negócios da REC coincide com o adotado pela maioria das revistas brasileiras segundo a literatura: o modelo de acesso livre e aberto do tipo via dourada, segundo o qual os artigos são disseminados gratuitamente imediatamente após publicação, sem cobrança de taxas a autores e leitores, com custos de produção e marketing sendo integralmente cobertos pela instituição responsável pela publicação, que subsidia os custos de produção e marketing por entender que isso faz parte de sua missão como instituição de ensino e pesquisa e produz impactos positivos sobre a credibilidade da instituição, sua avaliação junto à CAPES e o acesso a recursos de pesquisa e bolsas.
Keywords: Comunicação científica
Modelos de negócios
Revistas científicas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CGSDias.pdf322.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.