Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12306
Type: | Tese |
Title: | Análise multi-integrada da cadeia de combustíveis líquidos no setor rodoviário / |
Author(s)/Inventor(s): | Aragão, Amanda Pereira |
Advisor: | Szklo, Alexandre Salem |
Co-advisor: | Giampietro, Mario |
Abstract: | O presente estudo analisa o impacto da cadeia dos combustíveis líquidos do setor rodoviário no Brasil sobre o sistema socioeconômico e físico em que estão inseridos. São estudados os seguintes sistemas energéticos: petróleo (gasolina e diesel), biomassa de cana de açúcar (etanol anidro e hidratado) e biomassa de soja (biodiesel), para quatro etapas distintas da cadeia: i) exploração/produção recursos primários; ii) transporte dos recursos primários aos centros de transformação; iii) produção dos combustíveis líquidos rodoviário; iv) transporte dos combustíveis líquidos rodoviário. A análise do estudo é feita através de uma abordagem multi integrada com o uso da ferramenta MUSIASEM (Multi-Scale Integrated Analysis of Societal and Ecosystem Metabolism - Análise Integrada Multiescala do Metabolismo Social e do Ecossistema). Trata-se de uma abordagem baseada nos princípios da teoria bioeconômica de Georgescu-Rogen, a qual propõe uma análise dos sistemas através dos elementos denominados de fundos (terra, trabalho e capacidade produtiva) e fluxos (energia e água). Assim, o estudo propõe uma visão sistêmica do impacto dos combustíveis rodoviário, no qual toda a cadeia do ciclo produtivo dos combustíveis fósseis e biocombustíveis é analisada e comparada para os elementos de fundos e fluxos. |
Abstract: | The present study analyzes the impact of the liquid fuels road sector chain in Brazil on the socioeconomic and physical system in which they are inserted. The following energy systems are studied: petroleum (gasoline and diesel), sugarcane biomass (anhydrous and hydrated ethanol) and soybean biomass (biodiesel), for four distinct stages of the chain: i) exploration / production primary energy sources; (ii) transport of primary energy sources to processing centers; (iii) production of liquid road fuels; iv) transport of liquid fuels. The analysis of the study is based on a multi-integrated approach - MUSIASEM (Multi-Scale Integrated Analysis of Societal and Ecosystem Metabolism), which relies on the principles of Georgescu-Rogen’s bioeconomic theory, which proposes an analysis of the systems through elements called funds (land, labor and productive capacity) and flows (energy and water). Thus, the study proposes a systemic view of the impact of road fuels, in which the whole chain of the productive cycle of fossil fuels and biofuels is analyzed and compared to the elements of funds and flows. |
Keywords: | Bioeconomia da energia Análise multi integrada |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Program: | Programa de Pós-graduação em Planejamento Energético |
Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Mar-2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Planejamento Energético |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AmandaPereiraAragao-min.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.