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dc.contributor.advisorFresquet, Adriana Mabel-
dc.contributor.authorMoreira, Leonardo Cesar Alves-
dc.date.accessioned2020-06-03T18:08:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:11Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier.citationMOREIRA, Leonardo Cesar Alves. Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12341-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleAbecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Pretopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Aline Veríssimo-
dc.contributor.referee2Walter, Fernanda Omelczuk-
dc.description.resumoAnalisa a participação de dois estudantes de baixa visão da Escola de Cinema Adèle Sigaud, do Instituto Benjamin Constant (IBC), na 10ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CINEOP), realizada no período de 17 a 22 de Junho de 2015. Os estudantes tiveram a oportunidade de representar a instituição, exibindo os filmes produzidos durante as aulas de cinema. Diante disso, nosso objetivo central é investigar possíveis visibilidades das ações discentes do público de baixa visão através da prática cinematográfica. O referencial teórico que permeia as questões norteadoras e a hipótese deste estudos concentra-se na Pedagogia da Criação (BERGALA, 2008), desenvolvida pelo cineasta e educador Alain Bergala e na Igualdade de Inteligências (RANCIÈRE, 2002). Partimos destes referenciais como escopo para a construção teórico-metodológica deste estudo, que norteia o processo de criação de um filme, em formato de Abecedário, onde os próprios estudantes narram suas experiências entre assistir e fazer cinema no interior da escola ao momento de exibição de seus filmes, fora do contexto escolar. O objetivo do presente estudo é, a partir deste recorte, contribuir para o avanço de discussões sobre possíveis visibilidades das ações dos estudantes de baixa visão através de experiências cinematográficas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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