Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12343
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Inquietações de docentes e licenciandos do curso de Pedagogia acerca do processo de alfabetização |
Author(s)/Inventor(s): | Fernandes, Ingrid Cristina Barbosa |
Advisor: | Cerdas, Luciene |
Abstract: | Investigação acerca das inquietações de docentes e licenciandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro sobre o processo de alfabetização. O objetivo é conhecer as perspectivas dos sujeitos da pesquisa sobre o processo de alfabetização, identificando suas inquietações em relação a este processo. Os referenciais teóricos principais para problematizar tais questões foramSoares (2003), Geraldi (1984), Marcushi (2010), Albuquerque (2007), Kleiman (2005), Colello (1985), entre outros de modo a problematizar o conceito de alfabetização, bem como outros autores que contribuíram para adensar as argumentações. Além disso, os estudos de Tardif (2014) contribuem para problematizar os saberes docentes mobilizados, enfocando o processo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumento de pesquisa a utilização de questionários de modo a conhecer as perspectivas dos sujeitos da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa são docentes de escolas públicas no município de Queimados, Mesquita e Nova Iguaçu e licenciandas concluintes do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi possível perceber as inquietações sobre o processo de alfabetização apresentados pelas licenciandas refletiam uma preocupação com o “como fazer” voltado para uma aprendizagem significativa do aluno, enquanto as inquietações das docentes relacionavam-se com os meios para fazer e as dificuldades encontradas no cotidiano, sobretudo a participação dos responsáveis. Os resultados apresentados apontam para a necessidade de refletir em relação ao “por que” fazer de modo a transcender uma instrumentalização do conhecimento a respeito da alfabetização; a necessidade de discussões acerca da importância da formação continuada, além de apontarem a necessidade de atenção ao alerta das licenciandas sobre a insuficiência de disciplinas para contemplar um tema de tamanha relevância: alfabetização. |
Keywords: | Formação de professores Prática de ensino Alfabetização |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | FERNANDES, Ingrid Cristina Barbosa. Inquietações de docentes e licenciandos do Curso de Pedagogia acerca do processo de alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
iFernandes.pdf | 261.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.