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dc.contributor.advisorLissovsky, Mauricio-
dc.contributor.authorAnjos, Diego Pereira dos-
dc.date.accessioned2017-01-10T17:04:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:28Z-
dc.date.issued2008-06-22-
dc.identifier.citationANJOS, Diego Pereira dos. A estética publicitária no cinema brasileiro. 2008. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1242-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectIndústria cinematográficapt_BR
dc.subjectEstética publicitariapt_BR
dc.subjectVisualpt_BR
dc.titleA estética publicitária no cinema brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8617902192670705pt_BR
dc.description.resumoA partir do final da década de 90, com o restabelecimento da produção cinematográfica nacional – período denominado “Retomada” -, uma grande discussão polarizou teóricos, críticos e profissionais do audiovisual; discussão esta que alcançou o seu auge em 2002, por ocasião do lançamento do filme Cidade de Deus: a notável presença de uma “estética publicitária” nesta safra de produções em particular, ou melhor, uma notável valorização do técnico e do imagético sobre o conteúdo. Este trabalho busca estudar e compreender tal estética, o que a caracteriza, quais suas possíveis origens, a sua verdadeira relação com os anúncios publicitários para TV, através do confronto e análise ponderados da visão de teóricos e profissionais. O grande parentesco entre as duas áreas audiovisuais (Cinematográfica e Publicitária), desenvolvido nos últimos anos, é o ponto de partida para a análise de tal identidade visual e o filme de Fernando Meirelles sobre a favela carioca homônima é o lastro sobre o qual tal análise é erguida, sendo esta obra considerada, à época de seu lançamento, o exemplo seminal da “estética publicitária” no cinema brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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