Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1246
Tipo: Dissertação
Título: Mídias sociais nas bibliotecas da UFRJ: adoção e monitoramento
Título(s) alternativo(s): Social media in UFRJ libraries: adoption and monitoring
Los medios sociales en las bibliotecas de la UFRJ: adopción y monitoreo
Autor(es)/Inventor(es): Anjos, Cláudia Regina dos
Orientador: Barros, Moreno Albuquerque de
Resumo: Este trabalho investigou o uso das mídias sociais em trinta e uma bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro para compreender como utilizam estas ferramentas e tecer orientações para o bom uso das ferramentas de monitoramento no cenário biblioteconômico. O estudo baseou-se em técnicas de observação e de entrevistas para averiguar a percepção de bibliotecários e usuários na utilização das mídias no contexto das bibliotecas acadêmicas. Embora a importância da comunicação nesse canal seja reconhecida por ambos entrevistados, como meio de promover serviços e produtos, os resultados indicaram que as mídias sociais não são elementos dominantes do universo das bibliotecas acadêmicas. O estudo é acrescido de um Manual Básico de Uso de Mídias Sociais, direcionado aos profissionais da informação, onde são apresentadas sugestões para uso, monitoramento e medição do desempenho organizacional na comunicação em mídias sociais.
Resumo : This study investigated the use of social media in thirty-one libraries of the Federal University of Rio de Janeiro to understand how to use these tools and weave guidelines for the proper use of monitoring tools in biblioteconômico scenario. The study was based on observation techniques and interviews to ascertain the perception of librarians and users in the use of media in the context of academic libraries. While the importance of communication channel that is recognized by both respondents as a means of promoting products and services, the results indicated that social media are not the dominant elements of the universe of academic libraries. The study is plus a Basic Guide to Using Social Media, directed to the professionals of the information, which are presented suggestions for use, monitoring and measurement of organizational performance communication in social media.
Palavras-chave: Redes sociais
Facebook
Twitter
Bibliotecas universitárias
Web 2.0
Métricas e monitoramento
Social networking
University Library
Metrics and monitoring
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia
Departamento: Escola de Biblioteconomia
Editor: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Set-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1246
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações não defendidas na UFRJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇAO CLAUDIA ANJOS.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.