Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12477
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorXavier, Giseli Pereli de Moura-
dc.contributor.authorRio Branco, Thiago Lopes-
dc.date.accessioned2020-06-09T15:21:45Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:13Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationRIO BRANCO, Thiago Lopes. O multiculturalismo na educação musical. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12477-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleO multiculturalismo na educação musicalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho a partir da perspectiva multicultural crítica e pós-colonial procurou verificar em que medida a educação musical pode proporcionar a valorização da diversidade cultural que compõe as escolas brasileiras. Para tanto, foi utilizada uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo e teórico-empírico, na qual as coletas de dados foram realizadas por meio entrevistas semiestruturadas com três professores ligados à educação musical, sendo dois formadores de professores e um professor da educação básica. Os dados coletados evidenciaram que ao observar tal fenômeno, é fundamental ponderar que a multiplicidade, em especial, a musical, proporciona ao aluno uma nova perspectiva sobre nossa cultura e história que precisa ser contemplada no processo de ensino-aprendizagem. No tocante à prática pedagógica do professor de educação musical, deve-se procurar, acima de tudo, respeitar os interesses dos alunos e das comunidades nas quais os mesmos se encontram inseridos, vivendo e (re)construindo suas experiências. Neste sentido, se configura como papel do professor estimular seus alunos a conhecerem diferentes estilos musicais que não estão no seu cotidiano, transitando entre o popular e o erudito, compartilhando e valorizando todas as formas de manifestação musical e cultural presentes na sociedade brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TBranco.pdf245.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.