Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12490
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Formação de professores em EJA: a importância do docente para a permanência dos alunos nos ambientes escolares
Author(s)/Inventor(s): Costa, Maria Cleani da Silva
Advisor: Moura, Ana Paula Abreu
Abstract: A presente monografia teve como objetivo compreender como os docentes influenciam ou não na permanência de seus alunos nas classes de educação de jovens e adultos (EJA). Levaram-se em consideração as diversas dificuldades enfrentadas por esses docentes, sejam elas a falta de formação adequada ou especificidades que a própria modalidade oferece. Dessa forma, trouxemos para o texto a experiência vivida como alfabetizadora na extensão universitária. Buscamos compreender através de entrevista semiestruturada com docentes atuantes da modalidade, participantes do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica - CESPEB da UFRJ, suas experiências e vivências para uma prática pedagógica que ofereça a seus alunos uma EJA pensada de maneira a dialogar diretamente com as especificidades encontradas nas salas de aula. Trouxemos para esta monografia contribuição de teóricos como Barreto e Barreto (2005), Di Pierro e Galvão (2007), Freire (2016), Soares (2008), entre outros, que colaboram com os estudos na formação de professores para EJA. Assim, compreendemos que o docente não é o único responsável pela permanência ou exclusão de seus educandos e que os mesmos necessitam encontrar alicerces para produzir práticas pedagógicas incentivadoras e construtoras de sujeitos autônomos, que pensem e reflitam sobre seu cotidiano.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Prática de ensino
Extensão universitária
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA , Maria Cleani da Silva. Formação de professores em EJA: a importância do docente para a permanência dos alunos nos ambientes escolares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCosta.pdf308.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.