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dc.contributor.advisorSilva, José Cláudio Sooma-
dc.contributor.authorCalheiros, Raiza Maia-
dc.date.accessioned2020-06-10T20:27:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:13Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationCALHEIROS, Raiza Maia. O manual e a escrita da história da educação: sobre lições, ensino e aprendizagens. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12510-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO manual e a escrita da história da educação: sobre lições, ensino e aprendizagenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bocchetti, André-
dc.contributor.referee2Marques, Jucinato de Sequeira-
dc.description.resumoO presente trabalho estabeleceu interlocuções com um conjunto de pesquisas que, igualmente, escolheu problematizar os manuais de história da educação e suas relações com as tentativas de produzir sentidos para o passado educacional (GONDRA e SILVA, 2010; GONDRA e SILVA, 2011; ROBALLO, 2012; SILVA; GONDRA, SILVA e MENEZES, 2015). Nessa linha, de modo mais específico, no capítulo I foram apresentadas as “Lições a ensinar sobre o passado educacional” com o foco numa experiência de escrita: a História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil – de Maria Lúcia Arruda Aranha – trabalhando com a 1ª e a 3ª edições (1989 e 2006, respectivamente). A partir, e em função, desse recorte problematizador empreendido foi possível realçar as aproximações e distanciamentos perscrutados entre a 1ª e a 3ª edições do manual de História de Educação de Arruda Aranha. Com ênfase nas características editorais constantes às duas edições analisadas e na função autoral como princípio de agrupamento de discursos e/ou foco de coerência (GONDRA e SILVA, 2010) buscouse, analisar o padrão narrativo constante ao manual, princípios considerados orientadores à narrativa. Ao lado dessas reflexões, no Capítulo II, foi construída uma investigação de: “Uma lição específica: notas para pensar o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, acontecimento que comparece obrigatoriamente nos manuais dedicados à formação dos educadores na discussão. Para tal empreendimento, os aportes teóricometodológicos escolhidos foram Nunes (2004) e Veiga (2004) que se debruçaram sobre o Manifesto; Hobsbawm & Ranger (1984) e Albuquerque Junior (2007). A partir de uma abordagem marginal sugerida por Clarice Nunes (2004), pretendeu-se dialogar com o Manifesto, criando ao mesmo tempo um lugar específico: o da margem, isto é, um lugar de fronteira entre o documento e o que se disse dele.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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