Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12531
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID, a formação de professores e o impacto nos anos iniciais da prática docente na educação infantil. |
Author(s)/Inventor(s): | Moreira, Thaianne Barbosa |
Advisor: | Guimarães, Daniela |
Abstract: | A presente monografia consiste em um estudo qualitativo sobre as implicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –PIBID em educação infantil na formação e seu impacto nos anos iniciais da prática docente. O objetivo principal desse estudo é analisar o impacto do PIBID em educação infantil na formação e o seu impacto nos anos iniciais da prática docente, visando os desafios existentes nos primeiros anos da prática docente. A presente discussão é fundamentada e orientada a partir dos seguintes aportes teóricos: Tardif (2014), Pimenta (1994), Da Silva Campello (2016), Nóvoa (2009), entre outros que trazem em suas temáticas abordagens da formação docente, desafios da prática e saberes docentes. A pesquisa consolidou-se utilizando entrevistas semi-estruturada com três bolsistas que participaram do primeiro ciclo do PIBID-Educação Infantil na UFRJ e hoje atuam com diferentes funções docentes em instituições privadas e públicas na cidade do Rio de Janeiro. Ao final concluímos que o PIBID promove valores e novos sentidos dentro da profissão docente, ou seja, os sujeitos participantes desse programa apresentam em suas narrativas contribuições positivas de saberes docentes que desenvolveram através da participação, ação, diálogo, cooperação e observação, e hoje conseguem inserir nas suas práticas diárias. |
Keywords: | Educação infantil Formação de professores Prática de ensino |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | MOREIRA, Thaianne Barbosa. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, a formação de professores e o impacto nos anos iniciais da prática docente na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TMoreira.pdf | 426.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.