Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12531
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID, a formação de professores e o impacto nos anos iniciais da prática docente na educação infantil.
Author(s)/Inventor(s): Moreira, Thaianne Barbosa
Advisor: Guimarães, Daniela
Abstract: A presente monografia consiste em um estudo qualitativo sobre as implicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –PIBID em educação infantil na formação e seu impacto nos anos iniciais da prática docente. O objetivo principal desse estudo é analisar o impacto do PIBID em educação infantil na formação e o seu impacto nos anos iniciais da prática docente, visando os desafios existentes nos primeiros anos da prática docente. A presente discussão é fundamentada e orientada a partir dos seguintes aportes teóricos: Tardif (2014), Pimenta (1994), Da Silva Campello (2016), Nóvoa (2009), entre outros que trazem em suas temáticas abordagens da formação docente, desafios da prática e saberes docentes. A pesquisa consolidou-se utilizando entrevistas semi-estruturada com três bolsistas que participaram do primeiro ciclo do PIBID-Educação Infantil na UFRJ e hoje atuam com diferentes funções docentes em instituições privadas e públicas na cidade do Rio de Janeiro. Ao final concluímos que o PIBID promove valores e novos sentidos dentro da profissão docente, ou seja, os sujeitos participantes desse programa apresentam em suas narrativas contribuições positivas de saberes docentes que desenvolveram através da participação, ação, diálogo, cooperação e observação, e hoje conseguem inserir nas suas práticas diárias.
Keywords: Educação infantil
Formação de professores
Prática de ensino
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MOREIRA, Thaianne Barbosa. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, a formação de professores e o impacto nos anos iniciais da prática docente na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMoreira.pdf426.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.