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dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorMiranda, Aline Silva de-
dc.date.accessioned2020-06-15T21:24:48Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationMIRANDA, Aline Silva de. Concepções de educação popular: a educação do MST enquanto modelos para a construção de uma escola púlica libertadora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12532-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectEducação e estadopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleConcepções de educação popular: a educação do MST enquanto modelos para a construção de uma escola púlica libertadorapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Marta Lima de-
dc.contributor.referee2Maia, Maria Vitória Campos Mamede-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende contribuir através da pesquisa para a construção de projetos alternativos de educação que possam, de fato, oferecer sentido concreto a vida das crianças, jovens e adultos do Brasil, em contraponto ao atual projeto capitalista e burguês de educação para o trabalho e educação para a burguesia. Tendo como principal referencia, o projeto político educacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), discutindo os conceitos educação popular e o papel do Estado e das instituições políticas e sociais na educação. A metodologia utilizada, foi baseada nas pesquisas bibliográficas referentes a educação pública, educação popular e materiais pedagógicos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Além da observação e reflexão à respeito dos materiais difundidos pelo MEC. Os autores que tomei como base foram Gaudêncio Frigotto,1993 e István Mezsáros,2008, que falam sobre a questão da educação no sistema capitalista e fazem uma reflexão sobre a situação da escola pública no contexto da relação educação x capitalismo. Além de autores do cenário da educação popular e movimentos sociais que embasaram a pesquisa, como Paulo Freire,1967, Demerval Saviani,1999, Moacir Gadotti,2000, Conceição Paludo,2001 entre outros, no qual as leituras foram fundamentais para as reflexões e apontamentos deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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