Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12533
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II |
Author(s)/Inventor(s): | Guimarães, Yandra Queiroz |
Advisor: | Guimarães, Daniela |
Abstract: | A presente monografia constitui-se em um estudo qualitativo acerca da relação das crianças de quatro a cinco anos de idade com a leitura e escrita na educação infantil. Considerando-se que em algumas escolas o trabalho com a leitura e a escrita é realizado de maneira descontextualizada e sem sentido relacionado aos interesses das crianças, o objetivo principal do estudo é compreender os caminhos do trabalho pedagógico com crianças de quatro a cinco anos de idade na educação infantil a partir do entendimento da linguagem como processo discursivo e da leitura e escrita como oportunidade de produção cultural. O referencial teórico apoiou-se nos estudos de Ana Beatriz Cerisara, Daniela Guimarães, Maria Cristina Corais, Mônica Correia Baptista e Patrícia Corsino, entre outros que discutem temas concernentes ao desenvolvimento da linguagem na educação infantil. O trabalho de campo deste estudo foi realizado na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II de Realengo, no contexto do PIBID/UFRJ (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e respaldou-se no registro das atividades realizadas com as crianças e na documentação do trabalho como bolsista do programa. No período em que durou o trabalho, houve destaque para o registro das atividades relacionadas à linguagem escrita e oralidade. Este trabalho permite compreender as diversas possibilidades de exploração do trabalho de leitura e escrita com as crianças da educação infantil, contribuindo com a formação do professor. Pode-se concluir que a integração entre as diferentes linguagens no trabalho realizado com a turma observada é a garantia de vivências e aprendizagens significativas para as crianças. |
Keywords: | Educação infantil Leitura Letramento Iniciação à docência Escola pública |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | GUIMARÃES, Yandra Queiroz . Leitura e escrita na educação infantil: reflexões a partir da experiência no PIBID no Colégio Pedro II. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
YGuimarães.pdf | 2.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.