Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12541
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A experiência de uma licencianda em uma turma de 3° ano do ensino fundamental: jogos e brincadeiras na alfabetização
Author(s)/Inventor(s): Sant’Anna, Thaysa Silveira de
Advisor: Cerdas, Luciene
Abstract: Considerando-se o lúdico como um aspecto fundamental da vida e do desenvolvimento do ser humano, o objetivo geral desta monografia foi identificar como o lúdico pode contribuir para a leitura e a escrita. Busca-se analisar como o professor da turma, a partir do uso de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas que acontecem em sala de aula, favorece o processo de leitura e escrita. Esta pesquisa é de cunho participante e os sujeitos participantes foram alunos com faixa-etária entre 8 a 9 anos e o professor de uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma turma do 3°ano dos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública federal da cidade do Rio de Janeiro. Os instrumentos para coleta de dados foram: observação de aulas, entrevista semiestruturada com o professor, e realização de ações didáticas desenvolvidas pela pesquisadora em sala de aula. Os pressupostos teóricos deste estudo têm como base as ideias de Huizinga (2014), Maia (2014), Solé (1998), entre outros que ajudam a pensar o lúdico e sua contribuição para o ensino e aprendizagem da leitura e escrita. Esta pesquisa possibilitou o aprofundamento teórico e prático sobre o tema estudado e a participação, seja pela observação ou pela intervenção, em práticas pedagógicas que valorizam o uso de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas em seu planejamento, entendendo que o lúdico é um aspecto fundamental da infância, com contribuições para a aprendizagem do ler e escrever.
Keywords: Ensino fundamental
Alfabetização
Atividades lúdicas
Aprendizagem
Prática pedagógica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANT’ANNA, Thaysa Silveira de. A experiência de uma licencianda em uma turma de 3° ano do ensino fundamental: jogos e brincadeiras na alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSant’Anna.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.