Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12552
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A burocracia escolar e a construção de uma escola de prestígio |
Author(s)/Inventor(s): | Rodrigues, Alessandra Guimarães |
Advisor: | Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha |
Abstract: | É possível dizer que devido à estratificação no sistema educacional municipal do Rio de Janeiro, as escolas públicas são diferentes, tanto em desempenho quanto em prestígio. Diante desse quadro, nessa investigação vamos refletir sobre a construção de escolas de prestígio, analisando as medidas que conferem prestígio e avaliam o desempenho escolar; vamos identificar de que forma as famílias – diante de uma oferta escolar diversa – e a gestão das escolas municipais – diante de uma alta procura das famílias por vagas nas escolas mais prestigiadas – fazem uso dos mecanismos formais de escolha escolar, além de procurar perceber se a expectativa das famílias e da direção escolar pode influenciar suas ações efetivas quanto à matrícula dos alunos. A investigação contribui para o debate sobre burocracia e hierarquização escolar e para a análise de implementação de políticas públicas para a educação. A hipótese inicial – baseada na literatura (COSTA & KOSLINSKI, 2008) – é de que há processos internos e externos às escolas, que auxiliam na construção de uma imagem de prestígio, e de que existem mecanismos de segregação escolar em escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. Para a realização da investigação foram feitas observações etnográficas em uma escola municipal de Ensino Fundamental, considerada como uma escola de alto prestígio em sua região, e também foi realizada uma entrevista em profundidade com a gestora dessa escola. Os dados da pesquisa foram produzidos entre os anos de 2015 e 2017. Ao final da pesquisa, foi possível perceber um processo de construção e manutenção de escolas de prestígio no Rio de Janeiro, aliado a um processo de construção e manutenção de trajetórias escolares, entre as escolas mais e menos prestigiadas. Identificamos a convivência entre regras formais e práticas informais nos processos de escolha e acesso às escolas. |
Keywords: | Escolas municipais Gestão escolar Burocracia Avaliação educacional Desigualdades educacionais Discriminação na educação |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | RODRIGUES, Alessandra Guimarães. A burocracia escolar e a construção de uma escola de prestígio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARodrigues.pdf | 327.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.